BOAS VINDAS!

QUE SEU DIA SEJA REPLETO DE MUITA ENERGIA POSITIVA E AMOR. SHALLON!

domingo, 26 de junho de 2011

A criança e a lecto-escrita

A criança, quando chega à escola, tem conhecimento do mundo que a circunda e já sabe ler o mundo no qual está inserida. Tem conhecimento dos diversos portadores de leitura e sabe dialogar com os objetos e os sujeitos em questão. A criança aprende de acordo com suas potencialidades.

Sabe identificar as semelhanças e as diferenças entre o mundo da linguagem oral e escrita. A linguagem faz parte do seu dia-a-dia. Ela nasce ouvindo e vendo as pessoas se expressarem ao seu redor, e de uma forma ou de outra, tenta imitar os adultos. Essas formas diferenciadas de olhar e compreender o mundo da leitura nos levam a entender melhor o mundo e a cultura que vivemos.

Desde a fase introdutória brincamos com a criança, mostrando e levando-as a vivenciar o mundo da lecto-escrita. Ela começa a reconhecer alguns portadores de texto que fazem parte de seu cotidiano, tais como: carta, convite de casamento, convite de festa de aniversário, bilhete, dentre outros. Ela tem noção de como escrever um convite de aniversario, sabe a quem enviar, quem chamar, como entregar o convite, horas da festa, dia da festa e onde vai ser a festa. Essas informações são básicas para que montemos um convite, e as crianças têm noção de suas informações. Isto porque, participam e recebem convites em casa. O convite faz parte de sua vida social.

As crianças gostam de ouvir e dramatizar estórias, contos, poesias e cantar. O mundo da leitura está envolto em muitos conhecimentos e imaginações. Elas acreditam que conseguem aprender de forma processual e dinâmica... E conseguem.

O mundo da lecto-escrita é um mundo mágico para quem está descobrindo o mundo dos códigos e sinais. É magnífico verificar o processo acontecendo de forma natural. Brincando de aprender a criança associa os signos (letras) e forma palavras, frases e orações. É muito bonito esse universo da decodificação e da compreensão da complexidade do pensamento humano.
Precisamos acreditar mais em nossas crianças e ajudá-las a decodificar os signos de forma natural e dinâmica. É muito simples compreender o compreendido. O importante é que os adultos saibam levar a vida educacional de seus filhos de forma concreta, acompanhando-os no desenvolvimento e na sua formação.

Portanto, pais, descubram junto com seus filhos esse mundo mágico do conhecimento da leitura e da escrita. Acompanhem o crescimento deles, com carinho e parceria, deixando-os aprenderem e confiarem em suas construções. A magia está na arte de educar com paixão e sabedoria. Viver intensamente cada momento, ajudando nossos filhos a caminharem sozinhos, com firmeza e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário